Apenas uma menina de 16 anos
Sexta-feira, 12 de julho de 2013, no dia em que completou 16 anos, Malala Yousafzai, a adolescente paquistanesa que foi alvejada pelo Taleban por promover a educação para meninas, discursou para líderes jovens de mais de 100 países na Organização das Nações Unidas (ONU).
Em outubro de 2012, Malala sofreu uma tentativa de assassinato ao ser baleada na cabeça enquanto voltava da escola no Vale do Swat. Ao discursar, ela pediu “uma luta global contra o analfabetismo, a pobreza e o terrorismo”.
“Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. Educação é solução”, afirmou a menina. Não é por acaso a preocupação do governo em aparelhar cada vez mais as escolas com a justificativa de “ameaça comunista” ou “valores familiares”. Jovens com as mínimas condições de entender os absurdos cometidos por seus governantes são extremamente perigosos correto?
Mas não, este post não é sobre a Malala e desafio você a continuar lendo...
.
.
.
Vamos falar aqui sobre outra menina de 16 anos, ela conta que aos 8 anos, quando aprendeu na escola sobre o aquecimento global e a potencial crise climática, ficou extremamente abalada e revoltada com a falta de ação no mundo para tentar evitar este futuro. Aos 11 anos foi diagnosticada com Asperger, esta síndrome, que caracteriza um tipo de autismo, é conhecida por estar associada a pessoas consideradas extremamente inteligentes.
Aos 15 anos, após convencer seus pais da importância de agir contra as mudanças climáticas, decidiu realizar o protesto que iniciou o movimento Fridays For Future (https://nacoesunidas.org/fridays-for-future-recebe.../). Contrariando o discurso de Malala, ela está há 58 semanas realizando o protesto toda sexta-feira, deixando de ir a escola. O movimento cresceu e ganhou adeptos no mundo todo, levando à primeira greve global pelo clima em 15 de março deste ano.
Por conta de seu grande impacto em prol do meio ambiente, Greta Thunberg é reconhecida internacionalmente como uma das mais importantes jovens ativistas da atualidade. Ela foi convidada para discursar em eventos internacionais e está indicada para o Nobel da Paz.
Em 23/09/2019, assim como Malala, Greta falou na Cúpula do Clima na Conferência da ONU se destacou por desafiar direta e objetivamente os governantes a encararem a realidade, em intensa retórica de revolta, coragem e dor, ressaltando a injustiça que sua geração sofrerá no futuro com o problema que está sendo ignorado hoje.
Para quem ainda não viu: https://youtu.be/z-gL39HkapI
Fantástico não? Que maravilhoso ver uma menina “especial” falar desta forma para o mundo inteiro ouvir, defendendo algo que é para o bem de todos... reparem que ela não ataca ninguém em específico... Então por que alguém seria contra este discurso? Por que “atirar na cabeça dela” simbolicamente por falar aquilo que é o melhor para a preservação da espécie humana? O que existe em Greta Thunberg que ameaça tanto estes homens?
A atitude de Greta Thunberg é uma ameaça à masculinidade e ao capitalismo e liberalismo econômico predatório mundial tipicamente machista — que destrói o planeta e enriquece majoritariamente homens, adultos ou idosos, brancos.
Ela apontou o dedo para adultos que estão se beneficiando da negação da ciência, como... bom, você sabe bem quem. Não surpreende que a adolescente seja alvo de fake news, fenômeno que ajudou a eleger ambos os governantes (daqui e de lá dos states). Uma adolescente que defende o direito ao futuro ofende quem quer sua geração e gênero silenciados — não é questão de convicção política, mas de ego, dinheiro e poder.
Agora se você faz parte da mediocridade que, como todo bom armento, segue mugindo feliz em torno de seus carniceiros, que estas palavras ressoem no hiato ventoso que chamam de cérebro pois talvez ajude um ou outro a enxergar a faca vindo em direção de seu pescoço a tempo:
“Tem gente sofrendo. Tem gente morrendo. Ecossistemas inteiros estão entrando em colapso e tudo que vocês conseguem falar é em dinheiro e contos de fadas sobre um crescimento econômico eterno... como se atrevem? VOCÊS NÃO SÃO MADUROS O SUFICIENTE PARA DISCUTIR A REALIDADE! Vocês falharam com a gente..”
Quem sou eu para discordar...
(Ps. boa parte deste texto foi retirada do site megacurioso.com.br e de outras fontes na web)
Comentários