Se podes olhar, vê.
"...o tempo está-se a acabar, a podridão alastra, as doenças encontram as portas abertas, a água esgota-se, a comida tornou-se veneno", e é necessário que identifiquemos, com urgência, as causas destes problemas gerados pela própria humanidade, e consigamos superá-los. A epidemia de cegueira narrada trata-se do horror vivenciado mas não visto; o olhar é a capacidade de ver e de reparar os males da convivência humana nas sociedades: "Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara" (Ensaio sobre a Cegueira)
Eis que vem a minha lembrança esta maravilhosa obra de Saramago, uma das únicas que li do autor há mais de 10 anos (a outra foi "Todos os nomes"). Quem já leu Saramago sabe o que significa uma leitura difícil mas gratificante... não dá pra explicar...
Porém o livro me lembrou muito a situação atual, o autor foca a narrativa não no problema (um vírus que causa cegueira) mas na reação das pessoas à situação. Já discuti algumas vezes sobre isso e sempre defendi que: "por mais terrível que a reação das pessoas sejam retratadas, a realidade sempre será pior".
E, cada vez mais, a humanidade segue provando que estou certo...
----
"É desta massa que somos feitos? Metade de indiferença, metade ruindade." (José Saramago)
Comentários