O Efeito Maharishi

O estado de repouso fisiológico e alerta mental experimentado na prática da Meditação Transcendental, produz coerência na fisiologia cerebral, e isso gera mais organização no pensamento e harmonia no comportamento. Essa influência estende-se automaticamente ao meio ambiente.
Pesquisas efetuadas nos EUA e Europa indicam que quando aproximadamente 1% da população de uma cidade ou comunidade pratica a técnica da Meditação Transcendental, a influência positiva de coerência gerada reduz as tendências negativas e melhora a qualidade de vida na sociedade. Isto se reflete nos indicadores da qualidade de vida das comunidades como redução nas taxas de criminalidade, de acidentes de tráfego e de entradas em hospitais. Esta fórmula prática da MT poderia tornar-se um valioso auxílio para melhorar a paz no mundo.
Com a saúde mental, física e emocional melhoradas, o praticante regular da Meditação Transcendental tem um impacto bastante benéfico no seu meio social e ambiental. Veja abaixo pesquisas feitas sobre o impacto da MT na qualidade de vida de cidades dos Estados Unidos e no mundo como um todo:

Descobertas: Vinte e quatro cidades onde 1% da população tinha sido instruída no Programa da Meditação Transcendental em 1972 apresentaram diminuição significativa nos índices de criminalidade durante o ano seguinte (1973) e diminuiram o índice de criminalidade durante os 5 anos seguintes (1972-1977 em comparação com 1967-1972). Estas descobertas contrastam com o aumento da criminalidade em 24 cidades controles pareadas por região geográfica, população, população estudantil e índice de criminalidade, estatisticamente controlados por várias outras variáveis demográficas.
Interpretação: Este efeito de grande diminuição dos índices de criminalidade não pode ser explicado por um controle rígido do comportamento das pessoas que praticam Meditação Transcendental, nem pela influência que os praticantes da Meditação Transcendental possuem em pessoas de contato direto. Ao invés disso, estas descobertas indicam que a prática da Meditação Transcendental, por pelo menos 1% da população, cria uma influência coerente na consciência coletiva da cidade, no nível do campo unificado da lei natural, o mais simples estado de consciência humana, e que é comum em todos indivíduos. Este efeito de coerência, conhecido como Efeito Maharishi, resulta na diminuição de tendências negativas, como o crime, proporcionando uma melhor qualidade de vida em toda sociedade. Outras pesquisas sobre a Tecnologia Maharishi do Campo Unificado têm demonstrado que o Programa Meditação Transcendental e Meditação Transcendental - Sidhi, atuando em uma tão ínfima parte, quanto a raiz quadrada de 1% da população de praticantes estes programas em grupo são suficientes para produzir resultados similares.

Descobertas: Este estudo encontrou um desenvolvimento significativo na qualidade de vida de Rhode Island, pela prática da MT por uma pequena proporção da população. Na "Campanha da Sociedade Ideal" de Maharishi, pessoas que praticavam a Meditação Transcendental e Meditação Transcendental - Sidhi foram a diferentes partes de Rhode Island durante um período de 3 meses, em 1978, em número suficiente para criar um efeito de mudança de fase completo durante este período. Uma análise seriada por tempo foi efetuada em um índice mensal que avaliou a qualidade de vida de Rhode Island, em comparação a controles demograficamente pareados. Durante o período da campanha, um índice compilado das seguintes variáveis significamente diminuiu: crimes, fatalidades em acidentes de trânsito, acidentes automobilísticos, mortes, consumo de álcool e cigarro, desemprego e poluição. No gráfico 42, um aumento ilustra um incremento de todas estas variáveis juntas. No momento da campanha, o grupo praticante da Meditação Transcendental e Meditação Transcendental - Sidhi iniciou em Providence. Isto foi mantido nos anos subseqüentes, o que explica o efeito prolongado da campanha.
Interpretação: O desenvolvimento observado na qualidade de vida na ilha de Rhode é consistente com resultados de um grande número de pesquisas (gráficos 41, 43-46) indicando que coerência e tendências positivas são criadas na sociedade quando a raiz quadrada de 1% da população participa de um grupo praticante da Tecnologia Maharishi do Campo Unificado. A natureza ampla deste fenômeno, chamada de Efeito Maharishi, é consistente com a teoria que este efeito opera no mais profundo e compreensível nível do funcionamento da natureza, o campo unificado da lei natural, a qual embasa a consciência coletiva de toda a sociedade.

Descobertas: Baseado em pesquisas anteriores, os cientistas previram que uma Assembléia da Paz Mundial poderia ter uma influência mensurável positiva nas tendências de vida através do mundo. Nestas 3 assembléias, o número de peritos praticantes da Meditação Transcendental e Meditação Transcendental - Sidhi excedeu a 7.000, o que é aproximadamente a raiz quadrada de 1% da população mundial - número previsto necessário para que tal grupo influencie da consciência mundial. A análise seriada mostrou que durante os 3 períodos experimentais, houve significante redução global em conflitos internacionais como medido pela análise do conteúdo dos maiores jornais. Também, o Índice Mundial de preços dos produtos internacionais (uma média aritmética ponderada por valores de mercado dos produtos de mercado em 19 países) aumentaram significativamente. Outra pesquisa indica que fatalidades e doenças infecciosas nos Estados Unidos diminuiram significativamente.
Interpretação: Um grande número de estudos prévios tem mostrado que o grupo que pratica Meditação Transcendental e Meditação Transcendental - Sidhi correspondendo à raiz quadrada de 1% da população, influencia positivamente tendências da vida nas cidades, países, e regiões do mundo (gráficos 41-45). Estas 3 assembléias expandiram sua influência, chamada de Efeito Maharishi, para todo o mundo. Este estudo sustenta a hipótese que o grupo que pratica a Tecnologia Maharishi do Campo Unificado por aproximadamente 7.000 peritos aumenta a coerência da consciência mundial. Como resultado, a população mundial vive mais de acordo com as leis naturais, trazendo um aprimoramento na qualidade de vida e promovendo uma base de desenvolvimento para a paz mundial.

Referências:
M.C. Dillbeck, G. Landrith III, and D. W. Orme-Johnson, "The Transcendental Meditation Program and Crime Rate Changes in a Sample of Forty-Eight Cities", Journal of Crime and Justice 4(1981): 25-45.
C. Borland and G. Landrith III, "Improved Quality of City Life Through the Transcendental Meditation Program: Decreased Crime Rate", in Scientific Research on the Transcendental Meditation Program: Collected Papers, Volume 1, ed. D. W. Orme-Johnson and J. T. Farrow (Livingston Manor, N.Y., MERU Press, 1977), 639-648.
M.C. Dillbeck, K.L. Cavanaugh, T. Glenn, D. W. Orme-Johnson, and V. Mittlefehldt, "Consciousness as a Field: The Transcendental Meditation and TM-Sidhi Program and Changes in Social Indicators" The Journal of Mind and Behavior 8 (1987): 67-104.
D.W. Orme-Johnson, "Conflict Resolution and Improved Quality of Life Through the Maharishi Technology of the Unified field'given as Part of a presentation on Maharishi's Program to Create World Peace at Dag Hammarskjold Auditorium, United Nations (New York, N. Y.), 3 June 1987.
M.C. Dillbeck, "Intervention Studies on Reduction of Domestic and International Violence Through Collective Consciousness", Abstracts and Summaries of Contributed Papers, Third Midwest Conference for the United States Institute of Peace (University of Minnesota, Minneapolis, Minn.: 1987), 10.

Comentários

Anônimo disse…
ler todo o blog, muito bom
Unknown disse…
Tenho praticado meditacåo em horario sincronizado com um grupo internacional pela paz em zonas de conflito. Mas permaneço às escuras quanto aos resultados. Acho que a tal "fé" das religiœs precisa, em certa escala, ser aplicada na meditaçåo.

Postagens mais visitadas deste blog

O Valor de Pi

Mitologia Tupi-Guarani

Como a proporção áurea, ou os números de Fibonacci, se expressam na natureza?