O povo


“O povo perdeu a coragem de acreditar. Abriu mão da sua capacidade de pensar. As pessoas já não conseguem sequer formar suas próprias opiniões, apenas absorvem opiniões, sentadas com a boca escancarada em frente à televisão. Os pensamentos das pessoas são fabricados por gente como eu.
(...) Isso parece inacreditável; desafia toda lógica e razão. Seus avós chamariam isso de fraude, roubo, assalto a mão armada, patifaria... e com razão, devo acrescentar (...) existe uma faca de dois gumes pela qual é possível vender qualquer coisa ao público, de uma garrafa de três dólares de água de torneira até uma guerra em larga escala:
ESPERANÇA E MEDO.
(...) Se as pessoas forem simplesmente enganadas, há sempre a chance de um dia acordarem e se rebelarem contra o crime. Mas nós a fazemos mudar de ideia. NÓS MUDAMOS A VERDADE. A maior parte das pessoas quer ser deixada em paz; elas concordam com tudo e aceitam qualquer coisa, desde que nós cuidemos de manter suas ilusões de liberdade e estilo de vida. NÓS ALAVANCAMOS SUAS ESPERANÇAS E ALIMENTAMOS SEUS MEDOS, e, depois que elas acreditam, são nossas para sempre. Depois disso, qualquer um aqui pode pegar essas pessoas e esfregar a cara em uma prova científica irrefutável, elas podem ler com os próprios olhos o rótulo, conteúdo tirado do reservatório municipal, e mesmo assim não adianta: vão simplesmente fazer que sim com a cabeça sonolenta e depois vão passar ao lado da torneira e comprar água na prateleira do supermercado. É nesse momento que sabemos que tudo é possível.”

“As sociedades precisam de governo. Os governos alçam os homens ao poder, e os homens que buscam o poder estão propensos à corrupção. Ela se espalha feito uma doença, e então, corrupção em cima de corrupção, mais cedo ou m ais tarde o resultado é a tirania. Sempre foi assim. E o governo dos EUA foi estruturado de maneira engenhosa e genial para manter sob controle essa fraqueza da natureza humana. Mas isso exigia participação efetiva e diária da população; exigia que o povo fosse vigilante, e ele não foi; exigia que o povo se comportasse como se seu governo fosse seu serviçal, mas o povo não fez isso. Em seu silêncio, o povo dos EUA foi muito eloquente. Enquanto o povo dormia, o serviçal tronou-se o senhor.”

Glenn Beck – A Janela de Overton

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Valor de Pi

Mitologia Tupi-Guarani

Como a proporção áurea, ou os números de Fibonacci, se expressam na natureza?