Consciência e Realidade

E a consciência, o fato fundamental de nossa própria existência, que vai conosco aonde vamos? Para fazer qualquer coisa, para pensar, sonhar, criar, perceber, temos de estar conscientes. Isso não é parte da realidade? mas onde está ela? De que ela é feita? Aocontrário do que acontece com os objetos materiais, fenômenos intangíveis como a consciência não podem ser medidos, mas issso não sginifica que eles não sejam "reais", não é mesmo?Muitos cientistas estão numa saia-justa nesse caso. Se a consciência for real, então sua realidade pode ser examinada; se não for real, então eles nunca terão de procurá-la e assim nunca saberemos se ela é real.Então, "o que é real?" - possivelmente nossa pergunta mais freqüente - não é fácil de responder. E no entanto, quem somos, o que é a vida, o que é possível e o que não é, tudo isso se baseia no que pensamos ser real.
Will
Nunca questionei a realidade. Por que faria uma coisa tão idiota? Então, a realidade em que eu vivia virou uma bagunça e comecei a questioná-la - não necessariamente as mesas e cadeiras, mas a minha percepção da realidade. Quando me convenci de que a minha realidade era apenas o produto de minhas limitações, percebi que precisava sonhar fora delas. O que eu verdadeiramente desejo e não acredito que possa ter ou me tornar? A única coisa "sólida" na minha realidade é a percepção que tenho dela. Se eu me dispuser a abrir os olhos a novas possibilidades, minha realidade poderá mudar?
Betsy
Observei que algumas pessoas às vezes acham que não faz sentido perguntar coisas como "o que é a realidade?" Que isso não tem relação om as realidades do cotidiano. Mas vamos supor por um momento que o mundo "lá fora" seja construído por nossa percepção. Como podemos alterar os fundamentos que criam esse mundo? Alterando o que está "lá fora" no mundo? Bem, isso é o que a maioria de nós insiste em fazer e nunca dá certo. Alguma vez você já tentou fugir de uma situação e descobriu que seus problemas o seguiram? É claro que eles seguiram. Isso acontece proque não é possível deixar o sistema nervoso para trás. Você continua a reagir da mesma forma aos mesmos estímulos. Sendo assim, qual a melhor forma? Fique sabendo: a realidade tem tudo a ver conosco.
Mark
"A mente fornece a referência, o conhecimento específico e as premissas específicas para que os olhos vejam. A mente forma o universo que o olho então vê. Em outras palavras, nossa mente está estruturada em nossos olhos."
Henryk Skolimowski
Trechos do livro: "Quem Somos Nós"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Valor de Pi

Mitologia Tupi-Guarani

Como a proporção áurea, ou os números de Fibonacci, se expressam na natureza?