Animalismo

 


“Mas, na prática, tal sociedade não poderia ser estável. Pois se o lazer e a segurança fossem usufruídos por todos, a grande massa de seres humanos normalmente estupeficada pela miséria aprenderia a ler e aprenderia a pensar por si; e uma vez que isso acontecesse, mais cedo ou mais tarde veria que não tinha função a minoria privilegiada, e acabaria com ela. De maneira permanente, uma sociedade hierárquica só é possível na base da pobreza e da ignorância.” - George Orwell, 1984

....

Esse romance, inspirado em regimes totalitários das décadas de 1930 e 1940, traz uma profunda reflexão e crítica ao fato de cidadãos comuns serem reduzidos a peças para servir o estado. 

Quanto mais totalitário, corrupto e incompetente o governo, maior a necessidade de manter a população na pobreza e na ignorância.

Destruindo a educação e aumentando o abismo social que separa a miséria dos (1%?) mais ricos, qualquer mentira vira uma verdade absoluta e os menos capacitados acabam saindo em defesa para justificá-la, mesmo que essa mentira o prejudique de alguma forma, pois não possuem embasamento ou discernimento suficiente para identifica-las com tal:

"No fim, o partido anunciaria que dois e dois são cinco, e todos teriam que acreditar." - George Orwell, 1984.

...

Em outra obra do mesmo autor, os porcos, tidos como letrados e inteligentes e a fim de tirar partido do conforto e superioridade perante os outros animais, que trabalham arduamente em troca de uma míngua de rações, proclamam em seus mandamentos (chamados de “Animalismo”):

"Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que os outros." - George Orwell, A Revolução dos Bichos.


Think about it!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Valor de Pi

Mitologia Tupi-Guarani

Como a proporção áurea, ou os números de Fibonacci, se expressam na natureza?